O GRUPO SELEPROT


Grupo de Pesquisa criado em 2002, no Diretório Nacional de Grupos (CNPq), com a finalidade de congregar estudiosos sobre a contribuição semiótica para a proficiência em leitura e produção de textos. Com a expansão do grupo, hoje seus estudos e pesquisas se abrem para a multidisciplinaridade. Já temos representação nas seguintes unidades federadas: RJ, SP, GO, AM, MT, CE, ES, PE e PA. Pretendemos reunir interessados de todos os Estados brasileiros. No nível internacional, integram o SELEPROT representantes dos EUA, Itália (Turim).
O SELEPROT reúne pesquisadores e estudantes interessados em teorias semióticas. Busca não apenas discutir e aperfeiçoar as teorias do signo e da significação, assim como sua aplicação nas subáreas de Linguística, Letras, Educação, Comunicação, Design e demais afins. Desenvolve projetos multi e transdisciplinares ajustados às demandas contemporâneas e busca intervir nos três eixos básicos da convivência universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão.



Nossos Colóquios já contaram com a participação de pesquisadores internacionais (Argentina, Bolívia, Espanha, Itália, México, Peru, Portugal,Venezuela etc.), em decorrência o SELEPROT já promoveu a assinatura de dois CONVÊNIOS INTERNACIONAIS:
2010 - Universidade da Beira Interior - UBI - Portugal; Universidade do Estado do Rio de Janeiro - BRA
2012 - Universidade de Torino - UTorino - Itália; Universidade do Estado do Rio de Janeiro - BRA 

PARTICIPARAM DOS COLÓQUIOS
2010 - Universidade da Beira Interior - UBI - 
2012 - Universidade de Torino - UTorino - Itália; Universidade de Roma Tor Vergata-Itália; Universidade da Beira Interior - UBI - 
2015 - Universidade da Beira Interior - Portugal; Universitá Ca' Foscari – Itália, Universidade da Coruña- Espanha, Universidad Autónoma Metropolitana – México
2017 - North Caroline University - USA; Université du Genéve - Suíça.

EVENTOS DO SELEPROT 

1º Colóquio Internacional de Semiótica - 2007 - Mundos Semióticos Possíveis
2º Colóquio Internacional de Semiótica - 2009 - A Contribuição Semiótica no Ensino e na Pesquisa
3º Colóquio Internacional de Semiótica - 2010 - Diálogos Intersemióticos
4º Colóquio Internacional de Semiótica - 2012 - Linguagens, Códigos e Tecnologias
5º Colóquio Internacional de Semiótica - 2015 - Mídia e comunicação: o verbal e o não verbal em ação
6º Colóquio Internacional de Semiótica - 2017 - Semiótica, Pesquisa e Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário